segunda-feira, 29 de abril de 2013

Termodinâmica

Conteúdo
  1. Temperatura e Teoria Cinética dos gases: equilíbrio térmico e temperatura; as escalas Celsius e Fahhrenheit; termômetros  a gás e escala de temperatura absoluta; a lei dos gases ideais, teoria cinética dos gases.
  2. Calor e a Primeira Lei da Termodinâmica: capacidade calorífica e calor específico; mudança de fase e calor latente; a experiência de Joule e a primeira lei da Termodinâmica; energia interna de um gás ideal; trabalho e diagrama PV de um gás; capacidades caloríficas de sólidos e gases.
  3. Segunda Lei da Termodinâmica: máquinas térmicas, refrigeradores e a Segunda Lei da Termodinâmica; a máquina de Carnot; Bomba de Calor; Irreversibilidade e Desordem; Entropia.
  4. Propriedades e Processos Térmicos: expansão térmica, equação de Vander Waals e as Isotermas Líquido-Vapor; Diagramas de Fase; Transferência de Energia Térmica.
Vídeos:

Vídeo 1




Lei zero da Termodinâmica: Se dois corpos A e B estão em equilíbrio térmico com um terceiro corpo C, então, os corpos A e B estão em equilíbrio entre si.

Mais vídeos:

Applets:
  1. Equilíbrio termodinâmico
  2. Termodinâmica
  3. Applets de Termodinâmica (vários)
  4. Applet Collection
  5. Physics Applets
Galeria:

Anders Celsius

Anders Celcius, astrônomo sueco, natural de Uppsala, conhecido como o inventor da escala Celsius de temperatura. Em 1740, Celcius construiu em Uppsala o primeiro observatório astronômico da Suécia.

Anders Celsius
Anders Celcius



Celcius: Selo Postal




Observatório criado por Celcius em Uppsala, Suécia.



Observatório Ceucius - Uppsala (Suécia)