sexta-feira, 15 de março de 2013

Física II 2013



O que é Física Quântica?



A Física Quântica é um ramo da ciência que lida com unidades de energia discreta e indivisível, denominada quantum, conforme descrito pela Teoria Quântica. Há cinco ideias principais representadas na Teoria Quântica:

  1. A energia não é contínua, mas consiste de unidades pequenas e discretas.
  2. As partículas elementares se comportam tanto como partículas como ondas.
  3. O movimento dessas partículas é inerentemente aleatório.
  4. É fisicamente impossível conhecer simultaneamente a posição e o momento de uma partícula. Quanto mais preciso for um desses parâmetros, menos preciso é o outro.
  5. O universo atômico é muito diferente do mundo no qual vivemos.

Vídeos: Física Quântica

Trajetórias de um oscilador harmônico, de acordo com: a Mecânica Classica (A e B) e a Mecânica Quântica (C a H). Fonte: Quantum Mechanics

Texto para a aula de 02/04/2013


Energia transportada por uma onda
Definimos onda mecânica como sendo uma perturbação em um meio elástico que transporta energia (e não matéria). Como isso acontece? Onde fica armazenada a energia transportada pela onda?
Antes, vamos recordar o conceito de energia. Energia é a habilidade de realizar trabalho, e trabalho consiste no movimento de um objeto sob a ação de uma força. Numa onda, o que se move? E como se move? A onda se move, porém, o que causa esse movimento é a oscilação da matéria no meio de propagação da onda. Logo, o movimento (oscilatório) da matéria causa o armazenamento e o transporte de energia na onda. Partículas, moléculas, elétrons, são exemplos de pequenas matérias que oscilam, com velocidades incrivelmente elevadas, contra a ação de uma força (restauradora). Cada partícula realiza trabalho sobre outra partícula (vizinha), que também se move e também realiza trabalho sobre outra partícula, e assim por diante.
A energia armazenada é igual à quantidade de trabalho realizado por essas partículas. Desse modo, onda pode também ser definida como sendo a transferência de energia armazenada pelo movimento oscilatório de partículas que realizam trabalho em outras partículas.
Para entender esse fenômeno, vamos analisar o caso de uma onda (transversal) em uma corda sob tensão. A corda, com densidade linear de massa m = m/L, está inicialmente esticada na horizonta, por uma força de tensão F. Quando a corda vibra com amplitude A e frequênca f, uma onda do tipo y(x,t) = Acos(kxwt) se propaga na direção x.
A potência (P = F.v) da onda na corda é: P = -Fyvy, onde vy é a velocidade das partículas da corda, e Fy é a componente vertical da tensão no ponto da corda. Fy = Ftgq = Fdy/dx e vy = dy/dt (q é o ângulo de desvio do eixo-x da direção da tensão).
Combinando essas equações (veremos isso na sala de aula!), obtemos a potência da onda
P = mw2A2v sen2(kx – wt)
Note que a potência é sempre positiva e oscila. A potência média é igual à metade da amplitude, ou seja,
<P> = P/2 = mw2A2v/2
Observe que a potência depende da densidade da corda, da frequência e da amplitude da onda. Lembrando que a potência é igual à taxa de variação da energia, e que a densidade linear de energia, u = U/L = U/vDt, obtemos (verifique!)
u = P/v = mw2A2sen2(kxwt)
Derivamos, dessa forma, a potência e a densidade de energia de uma onda se propagando com velocidade v = w/k = (T/m)1/2.
Apesar da energia ter sido aqui derivada para uma onda na corda, ela pode ser generalizada para qualquer tipo de onda senoidal.
Exercício: qual potência de uma onda se propagando, com frequência f = 1,0 Hz e amplitude A = 5,0 cm, em uma corda, com densidade m = 150 g/m, esticada horizontalmente por uma tensão F = 95 N?

Questões sobre onda


Atividade da aula do dia 22/03/2013. Enviar por e-mail (eloifeitosa@gmail.com) até o dia 23/03/2013.
1 Dê uma definição de onda
2 Faça uma relação entre ondas e oscilações
3 As ondas precisam de um meio de propagação? Compare, por exemplo, as ondas sonora, eletromagnética (luz) e gravitacional. 4 O que são ondas transversais e ondas longitudinais?
5 O que você entende por onda estacionária e onda progressiva?
6 Como eu obtenho uma onda estacionária?
7 O que é fase de uma onda?
8 O que você entende por número de ondas?
9 Escreva o que você entende por velocidade de onda
10 A onda transporta massa? O que a onda transporta?
11 Escreva pelo menos duas representações matemáticas da função de onda senoidal e descreva cada um dos parâmetros que a compõe, por exemplo, amplitude, frequência, comprimento de onda etc.)
12 A distância entre dois vales de uma onda de 200 Hz é 1,7 m. Qual é a velocidade da onda?
13 Duas ondas 1 e 2 que se propagam em um mesmo meio têm o mesmo período. Porém, o comprimento de onda da onda 1 é metade do comprimento de onda da onda 2. Qual é a relação entre as velocidades das ondas, v1/v2?
14 Descreva a simulação abaixo e o seu potencial para ensinar ondas
15 Na simulação abaixo (Onda na Corda), verifique que a velocidade da onda na corda depende apenas das características da corda e não das propriedades da onda, como a frequência, comprimento de onda ou amplitude.
16 Descreva sua opinião sobre “Ensinar e aprender matemática com novas tecnologias digitais de informação e comunicação


Onda na Corda



Respostas às questões da turma sobre uso de novas tecnologias para ensino e aprendizagem de Matemática.