segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Campo Magnético


O que é o campo magnético? Conhecemos o ímã. Sabemos que ele strai alguns objetos metálicos, mas não outros. Por que? De onde vem e como origina o campo magnético? Vimos que o campo elétrico tem origem nas cargas elétricas. E o campo magnético? Vamos entender melhor o campo magnético e o seu efeito.
Leia mais...

Vídeo-aulas

Introdução ao magnetismo (Parte 1)




Introdução ao magnetismo (Parte 2)




Campo Magnético e Dinâmica de Partícula


Campo Magnético e Dinâmica de Partícula

Simulação virtual

Ímã e bússola
Ímã e Bússola
Clique para Rodar


Você já se perguntou porque a bússola aponta para o Ártico? Explore as interações entre uma bússola e uma barra de ímã, e depois adicionar a Terra e encontrar a resposta surpreendente! Varie a força do ímã, e veja como as coisas mudam tanto dentro como fora. Use o medidor de campo para medir como varia o campo magnético.

Ímãs e eletroímãs

Ímãs e Eletroímãs
Clique para Rodar

Explore as interações entre uma bússola e uma barra de ímã. Descubra como você pode usar uma bateria e fios para fazer um ímã! Você pode torná-lo um ímã mais forte? Você pode inverter o campo magnético?


Gerador

Gerador
Clique para Rodar


Gere eletricidade com um ímã de barra! Descubra a física por trás dos fenômenos, explorando os ímãs e como você pode usá-los para fazer uma lâmpada acender.



Laboratório de Magnetismo
Laboratório de Eletromagnetismo de Faraday
Clique para Rodar


Brinque com um ímã e bobinas para aprender sobre a lei de Faraday. Mova um ímã perto de uma ou duas bobinas para acender a lâmpada. Veja as linhas do campo magnético. Um medidor mostra o sentido e a magnitude da corrente. Veja as linhas do campo magnético, ou use um medidor para mostrar a direção e magnitude da corrente. Você também pode jogar com eletroímãs, geradores e transformadores!


Lei de Faraday


Acenda uma lâmpada agitando um ímã. Esta demonstração da Lei de Faraday mostra como reduzir a sua fatura de energia elétrica investindo em materiais comuns.


Campos E e B cruzados


Este applet permite-nos examinar o efeito dos campos elétrico (E) e magnético (B) separadamente ou combinados (campos E e B cruzados) sobre uma partícula carregada. O applet permite medir o raio da trajetória da partícula.É possível selecionar o tipo de partícula, velocidade e intensidade dos campos E e B. Cálculos relativísticos também são considreados.

O Campo Magnético (em inglês)


Eletromagnetismo: O Campo Magnético da Terra




Eletromagnetismo: Magnetismo e movimento de elétrons




Eletromagnetismo: Teoria dos Domínios




Eletromagnetismo: O Princípio do Motor



Eletromagnetismo: Indução Eletromagnética



Magnetismo: A vida no campo



Material de apoio: