quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Corrente e Resistência Elétrica

Corrente elétrica é o fluxo de carga elétrica através de um meio condutor.
Em circuitos elétricos, a carga corrente elétrica se deve ao movimento de elétrons através de um fio condutor. 
A corrente pode também ocorrer em soluções contendo íons, ou por ambos, íons e elétrons em plasmas.
A corrente elétrica é definida como sendo a taxa de variação da carga que atravessa uma área transversal do condutor. No sistema SI, a unidade de carga elétrica é o coulomb por segundo (C/s), ou ampère (A).
O amperímetro é usado para medir corrente elétrica. Para medir a corrente, o amperímetro é ligado em série num circuito elétrico, como o mostrado abaixo.

O símbolo da corrente elétrica é I. O sentido da corrente elétrica é o sentido contrário do movimento dos elétrons, que se movem do potencial (-) para o (+). Às vezes pensamos no sentido da corrente como sendo o sentido do movimento de cargas positivas, se estas se movessem.
Lei de Ohm. Em um circuito elétrico, a tensão aplicada é proporcional à corrente elétrica no circuito, V = RI.
Quando a resistência elétrica de um componente do circuito independe da tensão aplicada nele, este componente é dito ser ôhmico. Uma lâmpada incandescente não é um resistor ôhmico, pois R varia com a tensão aplicada. Neste caso, parte da energia elétrica é convertida em calor e parte em energia luminosa. Nos resistores ôhmicos, a energia elétrica é convertida integralmente em calor.

Vídeo-aulas:

Primeira lei de Ohm




Segunda lei de Ohm



Applets

Veja de que forma a  lei de Ohm se relaciona a um circuito simples. Ajuste a tensão e a resistência, e veja como a corrente varia de acordo com a lei de Ohm. O tamanho dos símbolos na equação variam para indicar variação nos valores de tensão, corrente e resistência. 



Aprenda mais sobre a física de resistência de um fio. Mude a sua resistividade, comprimento e área para ver como varia a resistência do fio. Otamanhos dos símbolos na equação mudam junto com o diagrama do fio.




Circuito Bateria-Resistor

Circuito Bateria-Resistor
Clique para Rodar


Kit de circuito de corrente contínua

Kit de Construção de Circuito (DC)
Clique para Rodar


Condutividade

Conductivity
Click to Run


Semicondutores

Semiconductors
Click to Run

Applets
Links: