domingo, 19 de agosto de 2012

Energia potencial


A energia potencial pode ser definida como sendo a capacidade de realizar trabalho para gerar certa configuração de objetos (carregados ou não). No caso da eletricidade, uma carga exerce uma força sobre qualquer outra carga nas proximidades, surgindo assim uma energia elétrica potencial para essa configuração de cargas. Por exemplo, se uma carga Q positiva está fixa em algum ponto do espaço, qualquer outra carga positiva próxima a ela experimenta uma força repulsiva, havendo, portanto uma energia potencial.
A energia potencial de uma carga de prova q nas proximidades da carga Q é:

Onde k é a constante de Coulomb.
Em eletricidade, é comum e conveniente usar a energia potencial por unidade de carga, denominada potencial elétrico ou voltagem.
Potencial elétrico com relação ao infinito
A expressão geral para o potencial elétrico de uma carga elétrica Q pode ser obtida fazendo o potencial zero no infinito. A expressão para a diferença de potencial é:
Fazendo rb→∞ obtemos
Para qualquer valor arbitrário de r. A escolha do potencial igual a zero no infinito é arbitrária, porém lógica neste caso, pois no infinito o campo elétrico e a força elétrica se aproxima de zero.
A energia potencial potencial do sistema de cargas Q e q, separadas pela distância r, é portanto,

onde k é a constante de Coulomb.








Animação

Voltímetro